quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nesta rua, nesta rua

Aqui está a partitura da música infantil "Nesta rua, nesta rua". Vamos estudá-la.

Podemos notar inicialmente que há três bemóis junto a clave. As alterações junto à clave formam a armadura de clave, que indica em que tom está a música, isto é, em que altura. As músicas em nossa cultura ocidental podem ser escritas em tons maiores ou menores. Nos tons maiores, uma das características é a terça maior entre a nota tônica do tom (a que dá o nome ao tom) e o terceiro grau do tom (a terceira nota da escala correspondente). Já no tom menor, esse intervalo do primeiro ao terceiro grau é menor. Por exemplo, no tom de Dó menor, que é o tom desta música, há uma terça menor entre as notas Dó e Mi bemol.
Na música, em Dó menor, todas as notas Si, Mi e Lá serão bemóis, exceto onde há alterações. A nota Si b, que é o sétimo grau do tom de Dó m, é elevada em meio tom através de um bequadro. A alteração do sétimo grau em meio tom ocorre na forma harmônica do modo menor.
Vejamos a melodia como será tocada no teclado ou no piano. A primeira nota é o Sol, que é tocado com o dedo 2 da mão direita. O Dó seguinte é tocado com o dedo 5 da mão direita.


Seguimos de acordo com o dedilhado até o compasso 4, em que a nota Ré (da região central) é tocada com o dedo 1 da mão direita.Continuamos em seguida como no início da música, com o dedo 2 na nota Sol.
A nota Ré(aguda). em seguida será tocada com o dedo 5 da mão direita e o Dó e o Si b seguintes .
com os dedos 4 e 3.

A nota Sol em seguida é tocada com o dedo 1 e o Dó agudo em seguida com o dedo 3, seguindo-se o Mib com o dedo 5.


No final da música, temos uma escala descendente em que o Dedo 4 da mão direita passa sobre o polegar para posicionar-se no Fá, tocando-se em seguida o Fá, Mib, Ré e Dó com os dedos 4, 3, 2, 1.


À medida que vamos aprendendo mais, as mãos se movimentam mais no teclado.
Veja como se tocam os acordes da mão esquerda.
Dó menor (Cm)
Sol (G) Observe-se que o baixo (nota mais grave) é o Si e não o Sol neste caso.

Fá m (Fm) - Neste caso o baixo (nota mais grave) é o Dó e não o Fá.


Podem me perguntar sobre qualquer detalhe, caso tenham dúvidas.

Na próxima semana, falarei sobre tons maiores e menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário